Dia da Árvore

Dia Mundial da Árvore também chamado de Dia da Floresta surgiu da necessidade de conscientizar a população mundial da importância das árvores na natureza, bem como do meio ambiente em geral. Com efeito, o surgimento dessa data comemorativa tem como intuito central defender as florestas contra propostas de políticas ambientais questionáveis.

A partir disso, o Dia Mundial da Árvore é comemorado no dia 21 de setembro no hemisfério sul, marcado pela entrada da primavera; enquanto, no hemisfério norte é celebrado dia 21 de março, início da estação primaveril. Por isso, nesse dia, em muitos lugares do mundo ocorrem ações como: o plantio de árvores, programas de sensibilização e conscientização da população e, ademais, atividades ligadas ao meio ambiente.

História do Dia da Árvore

Essa data comemorativa surgiu em finais do século XIX, mais precisamente no dia 10 de abril de 1872, na medida em que Julius Sterling Morton (1832-1902), político e jornalista estadunidense, decide plantar uma grande quantidade de árvores no estado do Nebraska nos Estados Unidos. O “DayArbor”, como ficou conhecido, foi um marco ecológico da conscientização e preservação das espécies arbóreas que vinham, desde aquela época, sofrendo com o desmatamento, a extinção, o aumento do efeito estufa no mundo e a destruição da biodiversidade.

No Brasil, o decreto número 55.795, de 24 de fevereiro de 1965 estabelece que o Dia da Árvore deverá ser substituído pela Festa Anual das Árvores uma vez que o Brasil, país com dimensões continentais, possui diferentes características climáticas o que dificulta, por exemplo, o plantio de árvores no mês de março em estados do norte e nordeste, época marcada pela seca nessas regiões.

Curiosidades

A despeito do dia da árvore ser comemorado mundialmente com a chegada da primavera nos hemisférios terrestres (dia 21 de março ou 21 de setembro), muitas nações adequam esse dia a partir das características físico-climáticas de seus países. Assim, na Alemanha o Dia da Árvore é comemorado dia 25 de abril, na Polônia dia 10 de outubro, no Sri Lanka dia 15 de novembro e na Tanzânia dia 1 de janeiro.

Você conhece uma árvore? Pense um pouquinho.

Aposto que você já viu muitas, muitas, muitas árvores, mas será que você conhece uma em especial? Uma árvore com a qual você brincou, conversou, desfrutou ou desfruta da sua sombra, experimentou seus frutos.

Você tem alguma amiga árvore? Se a resposta for sim dê a ela um forte abraço no dia 21 de setembro porque é o dia mundial dela. Agora, se você não tem nenhuma amiga árvore não tem problema, você pode abraçá-la mesmo assim. As árvores são legais e simpáticas e não são de recusar carinhos nem cuidados, embora a gente esqueça o quanto elas precisam de carinho e de cuidados.

Você sabia que pode cuidar de uma árvore? E de duas? E de três? E de mil? Pode sim. Você pode cuidar dela se nunca esquecer que ela é um ser vivo como nós, que luta para sobreviver porque gosta muito da vida. Uma forma de ajudá-las é preservá-las e a preservação começa com o conhecimento e o respeito.

E respeitar uma árvore é garantir nossa própria existência. Ela protege a terra com suas raízes sabia? E ainda nos aconchega em sua sombra, mantém o ar úmido e produz oxigênio para todos os seres da natureza. Isso sem contar os frutos deliciosos e suas propriedades terapêuticas.

Agora você entende por que toda vez que destroem uma árvore estão ameaçando nosso futuro não entende? A gente tem que lutar pela preservação da natureza, das árvores, dos animais porque lutar por eles é lutar pela vida. Faça sua parte respeitando a natureza e passe pra frente o que aprendeu aqui hoje: quem ama a vida, protege a natureza.

E não esqueça de cuidar das árvores que estão perto da sua casa, na praça mais próxima, na escola, no sítio, na praia, na rua próxima de sua casa... Se você não souber muito bem como cuidar delas é só procurar alguém que saiba. Na sua comunidade com certeza vão saber ensinar você.

E quando puder plante uma árvore bem bonita e saia falando para todo mundo que você plantou a árvore mais linda do mundo e que ela vai ajudar a salvar o planeta. Essa fofoca é verdade e é boa de espalhar.

Simples atitudes fazem toda a diferença! Faça a sua parte que o planeta agradece

 

"Antes de imprimir, pense na sua responsabilidade e compromisso com o meio ambiente"

Imprima apenas o essencial - prefira as opções frente & verso e branco& preto –

O meio ambiente merece respeito!