Dia Nacional da Juventude

Celebração do Dia Nacional da Juventude

 

“A celebração tem por objetivo promover o debate e sensibilização sobre temas relacionados à agenda da juventude, tais como educação, qualidade de vida, segurança e o respeito para essa população.  No mundo, são mais de 1 bilhão de pessoas jovens, e no Brasil esse número ultrapassa 52 milhões de jovens entre 15 a 29 anos (intervalo que determina a condição de jovem no País, segundo o Estatuto da Juventude). Dificilmente progressos sociais e econômicos poderão ser alcançados nos próximos anos sem os investimentos certos na população jovem. A quantidade de jovens no país e no mundo proporciona um momento que precisa ser aproveitado para o alcance do desenvolvimento inclusivo e sustentável. E para que essa população possa transformar as suas realidades atuais, é crucial que as leis e as políticas públicas estejam orientadas para fortalecer suas trajetórias.

Diversidade e desigualdade são alguns dos elementos notáveis deste grupo, fortemente marcado pelo preconceito de gênero, raça e classe social. Na Pesquisa Nacional Sobre Perfil e Opinião dos Jovens Brasileiros 2013, publicada pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), mostra que seis em cada dez jovens se declararam pretos (15%) ou pardos (45%). Segundo o mesmo levantamento, existe um fator que está no topo da preocupação desses jovens: a violência. A temática acerca dos direitos da juventude vem ganhando espaço e se consolidando em nosso país como uma questão de relevância pública por parte das políticas públicas e dos movimentos sociais, tendo conquistado avanços significativos. A data, de extrema importância, deve ser celebrada, pois é através dela que se torna possível despertar a sociedade brasileira para a importância de ouvir a juventude, reconhecer opiniões diferentes, viabilizando a construção de um futuro repleto de oportunidades e dignidade para todos e todas. Para o ser humano esta designação refere ao período entre a infância e a maturidade, podendo ser aplicada a ambos os sexos e podendo haver variações no período de idade que ocorre de acordo com a cultura. Nesta fase, grande parte do aprendizado ocorre fora das áreas protegidas do lar e da religião, a conversa torna-se parte importante do processo. Alterações econômicas e sociais afetam a sua saúde, incluindo a saúde reprodutiva. Os jovens sempre iniciarão e exercerão a sexualidade com todas as ansiedades e riscos associados, incluindo gravidezes indesejadas e infecções sexualmente transmissíveis. Além disso, os jovens de ambos os sexos enfrentarão desemprego, urbanização, migração e mudanças culturais e tecnológicas. ”

Em Ilha Solteira está acontecendo a II Semana da Juventude promovida pelo CONSELHO DA JUVENTUDE, e muitos desses assuntos estão debatidos.

Parabéns aos nossos LEOS e seus conselheiros, pela atitude cidadã de servir desinteressadamente e que servem de exemplo para muitos jovens e adolescentes.

 

CaL Flora