Gentileza
“Assim como o sol derrete o gelo, a gentileza evapora mal entendidos, desconfianças e hostilidades.”
A vontade de fazer pode levar-nos a cometer muitos erros, por certa inocência, ansiedade, alguma inexperiência e ousadia, geralmente. Às vezes nos retraímos demais, e deixamos de explorar o grande potencial que temos, outras vezes sentimos uma energia tão grande dentro de nós que faz parecer que somos capazes de revolucionar e transformar o mundo! E isto é uma grande verdade, nós realmente podemos. Mas na nossa obstinação ainda nos falta tato, sabedoria e gentileza para lidar com todo esse potencial. Daí todas aquelas coisas ditas impossíveis podem tornar-se promessas fáceis, e aquelas coisas fáceis podem parecer impossíveis, principalmente se nos esquecermos da gentileza. Algumas frustrações e decepções podem gerar-se a partir de tudo isso, mas isso não é de todo ruim. A vontade, o empenho e a determinação são uma ótima escola. Sempre chega o tempo em que nós conseguimos dominar nossas capacidades e dar a exata medida às coisas utilizando-se a gentileza, e nós veremos que mesmo os nossos maiores medos, erros e frustrações se tornarão para nós excelente tesouro no caminho de nossa evolução, de nosso sucesso, nosso conhecimento e da nossa realização pessoal. Pois, trazemos em nosso íntimo um simples pensamento ou ato de gentileza, sem ao menos esperar uma recompensa material ou valiosa. Porque a maior recompensa conhecida pelo homem é o sorriso e o amor fraternal recebido para cada ato de gentileza executado, demonstrado e distribuído.
Expectativa gera frustração sim! É engraçado como as pessoas mudam de ideia rapidamente! Em algumas horas, dias ou semanas, o que foi falado, já não tem mais sentido ou validade! No que podemos acreditar então? Nas palavras ditas na hora? Ou nas palavras ditas olho no olho? São tantas perguntas sem respostas, que por mais doloridas que sejam sempre é bom saber a verdade! Ela (a verdade) pode causar dores durante algum tempo, mas um dia cicatriza, e esse é o dia que você acorda para vida, e constata que o sofrimento passado foi apenas mais uma história de amor sem sucesso ou serviço desperdiçado! Privamos-nos de tantas coisas, conhecer pessoas novas, nos divertir, sair com os amigos, participar dos eventos de nosso clube, do nosso distrito e, por um simples sentimento de acomodação, mas nos privamos justamente porque esse sentimento é verdadeiro! Se abríssemos mais os olhos e o coração para o mundo, eles nos mostrarão que nem tudo que vivemos, ou pelo menos, achamos viver, são mil maravilhas, nos mostrará que é preciso ser mais gentil! Ele nos mostrará que vivemos num mundo de caça, nos mostrará também que muita coisa certa, já passou tantas vezes diante de nossos olhos e nós não tivemos a capacidade de nota-lá, por ter outra expectativa em mente!
A gentileza é a essência do ser humano. Quem não é suficientemente gentil não é suficientemente humano. E nunca é cedo para uma gentileza, porque nunca se sabe quando poderá ser tarde demais. Assim existem três coisas que agradam a todo o mundo: gentileza, frugalidade e humildade. Pois os gentis podem ser corajosos, os frugais podem ser liberais e os humildes podem ser condutores de pessoas. É neste ponto que devemos focar nossas ações, nossos pensamentos e nossos trabalhos, o de nos transformarmos em condutores de pessoas, buscando de forma incansável despertar a gentileza que existe dentro de cada um, para transformarmos o mundo na mudança que queremos ver.
Lembrando e tendo sempre em mente que a educação gera conhecimento, conhecimento gera sabedoria, e, só um povo sábio pode mudar seu destino. Quando deixemos de olhar tão ansiosamente para o que nos falta e passamos a olhar com gentileza para o que nós temos, descobriremos que, de verdade, há muito mais a agradecer do que a pedir. Tem dias que qualquer sussurro é um grito. Já em outros dias qualquer gentileza é uma declaração de amor, de respeito e de agradecimento. Pois, onde houver gentileza, haverá sempre um gesto que surpreenda. O amor se esconde nas coisas pequenas. E a amizade, nas atitudes que refletem maiores que a presença. A gentileza está dentro de cada um de nós e, por muito pouco, pode se manifestar ao mundo. Liderar com gentileza é a conquista de um rebanho de uma só vez. Ser líder é ser um modelo, espelho, alguém que podemos seguir sem perder a confiança. Trata-se do ápice de uma liderança madura e equilibrada, que transformará a todos e nos levará a um estado de felicidade no qual estaremos realmente próximos de alcançarmos a gratidão daqueles que nos cercam e a mudança de nosso mundo.
Assim, temos a gentileza e suas causas: ela domina os atos, limita as palavras, conserva os princípios da vida, e torna qualquer pessoa muito mais que educada, ou seja, a gentileza pode revolucionar o mundo, mudar a história e tonar o ser humano encantador, brilhante e agradecido. Gentileza: é só começar. Não deixe para amanhã esse predicado que está dentro de cada um de nós. Ser gentil é legal, pois aproxima as pessoas de seus principais valores, os quais têm a capacidade de sustentar como seres humanos. Quando a gente trata alguém com cordialidade, o universo te agracia com mais afago e beleza. Na nossa vida, a gentileza é indispensável.
Utilizando-se a CARIDADE que está no sorriso de compreensão e tolerância; na palavra que tranquiliza; na gentileza para com os desconhecidos; no amparo à criança; no socorro e auxílio ao doente; na atenção para com quem fala; no acatamento das confidências de um amigo; no silêncio, ante os conceitos agressivos desse ou daquele adversário; e no respeito perante os hábitos e as cicatrizes do próximo, e nós de forma caritativa mudaremos o mundo.
"E envolvimento gera atrito. Minha palavra final: ATRITE-SE! Não existe outra forma de descobrir o amor, o servir desinteressado e o companheirismo. E sem ele, o envolvimento, o serviço voluntário e a vida não tem significado. Portanto mantenha-se em atrito, para ser mais feliz em todos os sentidos!"
CL Mauro Hermógenes Lopes Covre
Instrução leonística 2012.
Apresentada em 23/10/2012