I.L. CaL Silvete 04/11/2014

Aumento do quadro de associados: Quantidade ou Qualidade?

Não há Leonismo sem Lions Clubes e consequentemente, não há Lions Clubes sem Leões.

As estatísticas têm mostrado uma queda no número de associados em muitos distritos. Nosso movimento clama por novos associados. Nossos dirigentes se preocupam com o recrutamento de novos associados pelos clubes. Consequentemente, os presidentes dos clubes, se sentem na necessidade de adquirir novos associados. Precisamos de quantidade de leões ou leões de qualidade?

Diante da necessidade de atender ao chamado de colocar mais associados, é também preocupante.

Os presidentes de clubes, preocupados em atender seu Presidente de Divisão, seu Governador de Distrito e seu Presidente Internacional, correm sérios riscos em adquirirem novos membros para seus clubes não tão bem qualificados conforme necessário. No afã de conseguirem novos associados, incitam os membros de seus clubes a trabalharem com urgência nesse sentido. Acontece muitas vezes de admitir pessoas sem a devida análise de suas qualidades para tal. O resultado disso são novos associados despreparados e, em função disso, desmotivados, que acabam por deixar o clube em muito pouco tempo.

A prévia e adequada orientação dos novos associados é de vital importância para o bom êxito e progresso dos Lions Clubes e, como consequência, do Leonismo, uma vez que os mesmos, desde que bem orientados, têm maiores possibilidades de permanecer no Movimento Leonístico por muitos anos

Mas não basta obter, admitir novos associados. É importante, também, que saibamos conservá-los, vale dizer, retê-los em nosso movimento, uma vez que o clube investe bastante tempo e energia no recrutamento dos mesmos e, por conseguinte, não deve permitir que esse tempo e energia sejam desperdiçados com a perda de um ou vários companheiros.

A responsabilidade pela manutenção de um novo associado passa a ser de todos os membros do clube que devem estar atentos sobre as suas dúvidas e esclarecê-las sempre. Tão logo seja empossado, o novo associado deverá ser convocado para trabalhos, participar de comissões, pois, do contrário, não se sentirá motivado, apenas participando das reuniões de um clube que não promove atividades de serviço em sua comunidade.

Assim, é realmente muito importante o recrutamento de novos associados, porém, acima de tudo, é preciso agir com muita cautela para que a satisfação de uma nova aquisição, não se transforme em um problema para o clube.

Devemos nos conscientizar de que nada adianta lamentar se o número de associados dos nossos clubes vem decrescendo. O que precisamos fazer, na realidade, é recrutar homens e mulheres de bem, íntegros, de ilibada reputação e que tenham o perfil de SERVIR sem se servirem do Lions.

Portanto, é importante e salutar para o Movimento Leonístico o aumento de seu quadro de associados, mas deve-se levar em conta sempre a qualidade e não visando somente a quantidade; pois com certeza teremos associados motivados e comprometidos com a Associação LIONS.

"O aumento qualitativo de associados é e deve ser, sempre uma preocupação constante, meta permanente e prioritária de todos os leões.”

 

Instrução leonística, adaptada pela CaL Silvete.