Eventos

2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021 

História da Independência do Brasil

07 de setembro de 2014

A Independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822. A partir desta data o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. A proclamação foi feita por D. Pedro I as margens do riacho do Ipiranga em São Paulo.

As Causas foram:  A Vontade de grande parte da elite política brasileira em conquistar a autonomia política; Desgaste do sistema de controle econômico, com restrições e altos impostos, exercido pela Coroa Portuguesa no Brasil e A tentativa da Coroa Portuguesa em recolonizar o Brasil.

Esses conflitos se evidenciaram com a exigência da Coroa portuguesa exigindo a volta do príncipe herdeiro D. Pedro I para Portugal e o mesmo percebeu que se assim o fizesse o Brasil definitivamente se libertaria e resolveu ficar. Este ato ocorreu no dia 9 de janeiro de 1822 e se chamou: O DIA DO FICO.

Logo após o Dia do Fico, D. Pedro I tomou várias medidas com o objetivo de preparar o país para o processo de independência:

Ao viajar de Santos para São Paulo, D. Pedro recebeu uma carta da Coroa Portuguesa que exigia seu retorno imediato para Portugal e anulava a Constituinte. Diante desta situação, D. Pedro deu seu famoso grito, as margens do riacho Ipiranga: “INDEPENDÊNCIA OU MORTE!”

Após a Independência D. Pedro I foi coroado Imperador do Brasil em dezembro de 1822.

Portugal reconheceu a independência, exigindo uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas (A Inglaterra emprestou esse dinheiro para o Brasil).

Os Estados Unidos e o México foram os primeiros países a reconhecerem a independência do Brasil.

Ao resgatarmos a História do Brasil, percebemos que os grandes movimentos não tiveram tanto a presença da população. Nossa Independência foi feita pelo colonizador, e depois nossa República veio de um golpe dirigido por um monarquista, Deodoro da Fonseca. E percebe-se que só agora no início do século 21, estamos praticando mais.

Nossa democracia é jovem e, nesse sentido, é possível dizer que o povo está amadurecendo. Muitos acreditam que os nossos problemas e principalmente a corrupção ocorrem mais hoje mas não é verdade, sempre houve o que está diferente é a exposição a transparência e o fortalecimento das instituições democráticas. O país está num processo inicial de limpeza e com certeza será cada vez mais livre!

COMISSÃO DE CIVISMO E CIDADANIA:
Presidente: CaL Florípes Antiqueira da Silva
Membros:   CL José Gomes da Silva
CL Sebastião Junior Franco